O Conselho de Administração, em conformidade com o Estatuto Social aprovado na Assembleia Geral Extraordinária de 25 de abril de 2012, é composto de no mínimo 6 (seis) e no máximo 8 (oito) membros, eleitos pela Assembleia Geral para um mandato unificado de 2 (dois) anos, podendo ser reeleitos.

O Conselho de Administração da Companhia é responsável pela determinação das diretrizes e políticas gerais para os negócios da Companhia, determinando, supervisionando e monitorando as atividades dos Diretores, escolhendo auditores independentes e implementando e supervisionando auditorias internas.

Atualmente, o Conselho de Administração tem a seguinte composição:

NOME CARGO
Salim Mattar Presidente
Antônio Cláudio Brandão Resende Vice-Presidente
Eugênio Mattar Conselheiro
Flávio Brandão Resende Conselheiro
Leticia Costa Conselheira
José Galló Conselheiro
Oscar Bernardes Conselheiro
Stefano Bonfiglio Conselheiro

Encontra-se a seguir sumário da experiência profissional, áreas de especialização e principais interesses comerciais externos dos atuais conselheiros.

Salim Mattar. O Sr. Salim Mattar é Presidente executivo do Conselho da Administração. Ele fundou a Companhia em 1973, aos 24 anos e ocupou o cargo de Diretor Presidente da Companhia e de todas as suas subsidiárias brasileiras até maio de 2013. Salim Mattar se formou em administração de empresas pela FUMEC em 1976. Além ocupar o cargo de Presidente Executivo do Conselho de Administração o Sr. Salim Mattar atua como: Diretor da Locapar Participações e Administração Ltda; sócio administrador do Haras Sahara Ltda; sócio administrador da SM Participações e Administração Ltda; Acionista e Conselheiro da OMNI Táxi Áereo;Acionista e Conselheiro da Pottencial Seguradora S.A..
 
Antônio Cláudio Brandão Resende. O Sr. Antônio Resende, em 1973, aos 27 anos, foi um dos sócios fundadores da Companhia. Formou-se pela União de Negócios e dministração em 1977 em Administração de Empresas. Hoje é Vice-Presidente do Conselho de Administração e foi Vice-Presidente administrativo da Companhia e de suas subsidiárias até 30 de julho de 2008. Aos 18 anos fundou a Leva e Traz, uma empresa de entregas em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Além de ocupar o cargo de Vice Presidente do Conselho de Administração da Localiza Rent a Car S.A., o Sr. Antônio Resende atua como: sócio administrador da ACBR Participações e Administração Ltda e sócio administrador da Resende Piscicultura e Pecuária Ltda.
 
Eugênio Mattar.  O Sr. Eugênio Mattar é um dos sócios fundadores da Companhia. Ocupa os cargos de Conselheiro da Companhia e de Diretor Presidente Executivo da Companhia (CEO) e de suas subsidiárias. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1975, onde também fez pós-graduação em Engenharia Econômica em 1976. O Sr. Eugênio Mattar estudou Administração Geral e Financeira na Fundação Dom Cabral. Além de ocupar o cargo de membro do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Localiza Rent a Car S.A. e de suas subsidiárias, o Sr. Eugênio Mattar atua como: Diretor da Locapar Participações e Administração Ltda; Presidente do Conselho Consultivo da Junior Achievement de Minas Gerais; Sócio administrador de EM Participações e Administração Ltda; Acionista e Membro do Conselho de Administração da OMNI Táxi Aéreo; e Acionista e Membro do Conselho de Administração da Pottencial Seguradora.
 
Flávio Brandão Resende. O Sr Flávio Resende, em 1973, aos 20 anos, foi um dos sócios-fundadores da Companhia. Hoje é membro do Conselho de Administração da Companhia. Formou-se pela Escola de Engenharia Kennedy em 1980 em Engenharia Civil. Além de ocupar o cargo de membro do Conselho de Administração da Localiza Rent a Car S.A., o Sr. Flávio Brandão Resende atua como: Sócio administrador de FBR Participações e Administração Ltda; Sócio Administrador da FRJR Empreendimentos Imobiliários Ltda..
 
José Galló. O Sr. José Galló é membro independente do Conselho de Administração da Companhia. Formou-se em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas, em 1974 e possui vários cursos e especialização em marketing no Brasil e no Exterior. Membro do Conselho de Administração desde 1998, tendo ocupado a posição de Presidente desse Conselho entre os anos 1999 e 2005. Ocupa o cargo de Diretor Presidente das Lojas Renner S.A. desde março de 1999. Foi membro do Conselho de Administração da Calçados Azaléia S.A. e SLC Agrícola S.A. e também do Conselho Consultivo do ABN AMRO (Banco Real S.A.). Além de ocupar o cargo de membro independente do Conselho de Administração da Localiza Rent a Car S.A., o Sr. José Galló atua como: Diretor Presidente das Lojas Renner S.A; Membro do Conselho de Administração das Lojas Renner S.A; Membro do Conselho de Administração da SLC Agrícola S.A..
 
Oscar Bernardes. O Sr. Oscar Bernardes é membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 2007. Já atuou como CEO da Bunge International (de 1996 a 1999). Antes de se juntar ao Grupo Bunge, foi Sócio- Senior da Booz-Allen & Hamilton. Foi também membro do Conselho de Administração da Alpargatas S.A., Delphi Corporation (Estados Unidos) e Johnson Electric. Além de ocupar o cargo de membro independente do Conselho de Administração da Localiza Rent a Car S.A., o Sr. Oscar Bernardes atua como: Vice-Presidente do Conselho de Administração e Membro dos Comitês de Estratégia da Marcopolo S.A,; Membro do Conselho Consultivo da empresa Davos; Membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da Cia Suzano Papel e Celulose; Membro dos Comitês de Remuneração e Desenvolvimento de Pessoas e Comitê de Finanças da Praxair Inc. (Estados Unidos); Consultor Senior do CEO da Jonhson Electric Holdings Limited; Membro do Conselho de Administração da VPar - Votorantim Participações; Membro do Conselho Consultivo da Amyris (Estados Unidos); Membro do Conselho de Administração da OMNI; Vice-Presidente do Conselho e Coordenador do Comitê de Recursos Humanos da DASA; Presidente do Comitê de Estratégia da Vanguarda S.A.; Membro do Conselho de Administração da Gerdau S.A. e da Metalúrgica Gerdau.
 
Stefano Bonfiglio. O Sr. Stefano Bonfiglio é conselheiro independente da Companhia desde 2000. Em 1985, graduou-se em Economia pela Georgetown University e em 1992 obteve um MBA da Wharton School e um MA em Estudos Internacionais da University of Pennsylvania. Em 1985, o Sr. Stefano Bonfiglio passou a trabalhar para a Bankers Trust Company de 1985 a 1990 e de 1992 a 1994, onde desempenhou diversas atividades, incluindo atividades relacionadas a Structured/Acquisition Finance, Mergers & Acquisitions e Private Equity. Em 1995 até 2000 ele passou a trabalhar para DLJ Merchant Banking, a subsídiária de private equity de Dolnaldson, Lufkin e Jenrette, com base em Nova Iork e Londres. Atualmente o Sr. Stefano Bonfiglio reside em Londres e é sócio fundador da Stirling Square Capital Partners, uma firma de private equity sediada em Londres especializada em aquisições ("buy-outs") na Europa, Chairman da Axitea S.p.A. e Membro do Conselho de Administração da ESE World B.V., e da Omni Helicopter International S.A..
 
Letícia Costa. A Sra. Maria Letícia Costa é conselheira independente do Conselho de Administração da Companhia. É formada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e obteve seu MBA na Johnson School de Cornell University. A Sra. Costa iniciou sua carreira profissional como analista de sistemas nas Indústrias Villares. Em 1986, ingressou na Booz Allen Hamilton, hoje Booz & Company, onde ocupou o cargo de Vice Presidente, responsável pelas áreas de Indústria e Operações. Atualmente, a Sra. Letícia Costa é sócia da Prada Assessoria, empresa dedicada a assessoria empresarial e Diretora de Pós Graduação Lato Sensu do Insper em São Paulo. Além de ocupar o cargo de membro independente do Conselho de Administração da Localiza Rent a Car S.A., a Sra. Maria Letícia Costa atua como: Sócia da Prada Assessoria; Diretora dos cursos de pós-graduação Latu Sensu do Instituto Insper em São Paulo; Membro do Conselho de Administração e membro do Comitê de Auditoria da Technip; Membro do Conselho de Administração e do Comitê de Estratégia da Marcopolo; Membro do Comitê de Auditoria da Votorantim Industrial e da Votorantim Cimentos.
 

A Companhia possui, subordinados ao Conselho de Administração, os seguintes Comitês Internos:

a) Comitê de Estratégia;

b) Comitê de Gestão de Pessoas; e

c) Comitê de Auditoria, Gestão de Riscos e Compliance;

Adicionalmente, a Companhia possui (i) subordinado ao Diretor de Finanças e de Relações com Investidores o Comitê de Divulgação e (ii) subordinado ao CEO, o Comitê de Ética.

Todos os comitês têm por princípios:

1) zelar pelo respeito aos valores da Companhia e por sua contínua propagação;

2) conduzir os trabalhos de acordo com os princípios da boa Governança Corporativa;

3) decidir no melhor interesse da Companhia como um todo, independentemente dos interesses específicos dos acionistas ou grupo de acionistas; e

4) fazer com que as premissas éticas e os valores da Companhia sejam cumpridos.

As atribuições e os membros de cada um desses Comitês são como segue:

Comitês subordinados ao Conselho de Administração:

Comitê de Estratégia: Composto por 5 membros, sendo 4 independentes.

Membros:
Maria Letícia de Freitas Costa (Coordenadora)
José Galló (Conselheiro independente);
Oscar de Paula Bernardes Neto (Conselheiro Independente)
Stefano Bonfiglio (Conselheiro independente); e
Eugênio Pacelli Mattar (Diretor Presidente).
Secretário: Bruno Sebastian Lasansky
 
Comitê de Gestão de Pessoas: Composto por 3 membros, sendo 2 independentes, o Comitê de Gestão de Pessoas tem a responsabilidade de propor ao Conselho de Administração as políticas de remuneração, avaliação de desempenho, programa de participação nos resultados e programa de opção de compra de ações, além das políticas gerais de Gestão de Pessoal.

Membros:
José Gallo (Coordenador);
Maria Letícia de Freitas Costa (Conselheira Independente); e
Antônio Cláudio Brandão Resende (Conselheiro).
Secretário: Daltro Barbosa Leite Júnior.

Comitê de Auditoria, Gestão de Riscos e Compliance: Composto por 3 membros, sendo 2 independentes, o Comitê de Auditoria tem a responsabilidade de fiscalizar o trabalho da auditoria independente, opinar em sua escolha, avaliar seu desempenho, a qualidade dos pareceres e relatórios financeiros, os princípios contábeis utilizados e avaliar a efetividade e a suficiência da estrutura de controles interno.

Membros:
Oscar de Paula Bernardes Neto (Coordenador);
Flávio Brandão Resende (Conselheiro); e
Stefano Bonfiglio (Conselheiro Independente).
Secretário: Roberto Mendes

Comitê subordinado ao CEO:

Comitê de Ética: Composto por 6 membros, o Comitê de Ética tem a responsabilidade de definir e fazer com que as premissas éticas e os valores da Companhia sejam cumpridos com rigor, decidindo sobre dilemas éticos sempre no melhor interesse da Companhia como um todo, independentemente dos interesses específicos.

Membros:
Eugênio Pacelli Mattar (Coordenador);
Daltro Barbosa Leite Júnior;
Eugênia Maria Rafael de Oliveira;
Marco Antônio Martins Guimarães;
Príscilla Soares Duarte Vitória; e
Secretária: Príscilla Duarte.

Comitê subordinado ao Diretor de Finanças e Relações com Investidores:

Comitê de Divulgação: Composto por  até 15 membros, o Comitê de Divulgação tem a responsabilidade de revisar as minutas dos documentos e informações de caráter econômico-financeiro, cujo envio à Comissão de Valores Mobiliários seja obrigatório, a fim de assegurar que as informações financeiras divulgadas ao mercado pela Companhia sejam corretas, completas e tempestivas.

Membros:
Roberto Antônio Mendes (Coordenador);
Antônio Hiroyuki Hyodo;
Heros Di Jorge;
Eugênia Maria Rafael de Oliveira;
João Alberto Mazoni Andrade;
Bruno Lasansky;
Nora Marcarenhas Lanari; e
Secretária: Nora Lanari.

A legislação societária brasileira exige que a Companhia tenha conselho fiscal de funcionamento permanente ou apenas nos exercícios sociais em que for instalado por solicitação de acionistas. o Estatuto Social prevê a instituição de conselho fiscal não permanente. O conselho fiscal é orgão separado, independente da administração e dos auditores independentes da Companhia. As responsabilidades principais do conselho fiscal são fiscalizar os atos dos administradores, opinar sobre determinadas propostas dos orgãos de administração a serem submetidas à assembleia geral para deliberação, examinar as demonstrações contábeis da Companhia e denunciar aos orgãos de administração e a assembleia geral os erros, fraudes ou crimes de que tiverem conhecimento.

Os membros do conselho fiscal, quando instalado, serão eleitos durante as assembléias gerais ordinárias de acionistas para cumprir mandatos de um ano, podendo ser reeleitos. Os mandatos dos membros do conselho fiscal da Companhia expiram na assembleia geral ordinária subsequente. Pela Lei 6404/76, o conselho fiscal não pode incluir membros do Conselho de Administração ou da Diretoria, ou ainda empregados da Companhia ou cônjuge ou parente até terceiro grau de qualquer membro da Administração.

 

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