A Companhia acredita que seus diferenciais competitivos possibilitarão a manutenção de sua competitividade e o avanço em direção aos seus objetivos estratégicos:

Plataforma de negócios. A plataforma de negócios inclui aluguel de carros, aluguel de frotas, franchising de aluguel de carros e uma rede de pontos para vendas de carros usados para consumidores. Esta plataforma representa um grande diferencial competitivo para a Companhia, uma vez que os negócios são complementares e sinérgicos. Além disso, a Companhia acredita que esse modelo diferenciado de negócios sinérgicos proporciona à Companhia margens competitivas e uma sólida performance financeira.

Liderança, marca forte e reconhecida. A marca Localiza é associada à qualidade e excelência em aluguel de carros o que fortalece a competitividade da empresa. Segundo a revista América Economia, publicada em março de 2007, a Localiza é a marca de aluguel de carros mais consumida na América Latina. A Companhia é líder no segmento de aluguel de carros no Brasil em número de agências. O foco no core business e uma estrutura organizacional segmentada e especializada são os principais responsáveis pela manutenção de sua liderança, conquistada em 1981.

Qualidade do atendimento e da frota e eficácia operacional. A Companhia acredita que a qualidade superior de seu atendimento e a sua eficácia operacional são fatores de competitividade que contribuem para a fidelidade dos seus clientes. Atualmente, as pesquisas de satisfação dos clientes na divisão de aluguel de carros, “Fale Fácil”, revelam um índice de satisfação de 96% (de muito bom a excelente). Os atendentes da divisão de aluguel de carros são regularmente treinados dentro de programas intensivos para manter os padrões de qualidade e eficiência e orientados para efetuar um atendimento rápido, simpático e padronizado em todas as agências próprias e franqueadas. O call center para reservas e assistência ao cliente opera ininterruptamente.

A Localiza possui um Programa Fidelidade próprio como parte do processo de consolidar o relacionamento com os clientes pessoas físicas. O programa é um importante canal de comunicação, relacionamento e fidelização. Tem mais de 1,6 milhão de clientes cadastrados e já distribuiu aproximadamente 227 mil diárias grátis.

Em 31 de dezembro de 2009, a Companhia possuía uma frota total de 79.086 carros, sendo 70.295 próprios e o restante pertence a franqueados no Brasil e no exterior, composta principalmente de carros praticamente novos, com idade média aproximada de 6 meses para a divisão de aluguel de carros e 13 meses para a divisão de aluguel de frotas. A Companhia, na sua divisão de aluguel de carros, procura possuir modelos de carros econômicos, médios, executivos e utilitários em sua frota, visando atender às necessidades dos clientes. Rigorosa com a qualidade da frota, a Companhia tem um cuidado especial com os carros após a devolução para proporcionar conforto e segurança a seus clientes. A Companhia renova sua frota periodicamente e, por isso, oferece um atendimento com carros considerados, em geral, novos ou seminovos.

Rede de agências com ampla cobertura geográfica e estrategicamente localizadas. Com ampla distribuição no Brasil e mais 8 países da América Latina, a rede de agências é composta por 452 agências. Em 31 de dezembro de 2009, a Companhia e seus franqueados estavam presentes em 269 cidades no Brasil, com 381 agências, sendo 84 agências localizadas em aeroportos, e em 44 cidades nos demais países da América Latina com 71 agências. O número de agências localizadas em aeroportos no Brasil é maior que a soma da participação do 2º e 3º competidores. Já o número de agências fora de aeroportos, normalmente localizadas nos centros das cidades brasileiras em que atua, é de 292 agências, comparado ao total de 182 agências dos 2º, 3º e 4º competidores somados. Tal presença proporciona ao cliente a conveniência de alugar um carro na maioria dos principais destinos turísticos e de negócios do Brasil. As agências da Companhia são geralmente localizadas em pontos estratégicos de fácil reconhecimento e acesso. A atividade de franchising, criada em 1983, permitiu o crescimento da Companhia na América Latina, sendo a responsável pela expansão geográfica da empresa no exterior.

Escala de negócios. A escala da Companhia lhe permite reduzir o impacto dos custos fixos sobre a receita. Um percentual fixo da receita oriunda das agências em aeroportos são para pagamento do aluguel de boxes, em geral estes valores são superiores ao mínimo garantido. A Companhia é uma das principais compradoras de automóveis das maiores montadoras no Brasil, e acredita que o volume das operações realizadas com as montadoras permite à Companhia ter ganho de escala ao adquirir os carros. Em 2009, a Companhia comprou 43.161 carros que representam cerca de 2,3% da venda de veículos novos das montadoras Fiat, GM, Volkswagen e Renault. A Companhia também compra carros da VW, Renault, bem como de outras 9 montadoras. Ao preço médio de compra de R$27,47 mil em 31 de dezembro de 2009, o volume de carros comprados entre os anos 2005 e 31 de dezembro de 2009 superaria R$5,2 bilhões.

Tecnologia e sistemas. A Companhia faz substanciais investimentos em tecnologia da informação para desenvolvimento e manutenção de um sistema proprietário da operação de aluguel de carros e de frotas. A rede de telecomunicações da Companhia permite o tráfego de voz e dados com alta tecnologia, proporcionando um gerenciamento de informações de qualidade, ágil e on-line. Isto representa melhores controles, redução de custos e segurança na tomada de decisões. São mais de 1.600 estações de trabalho, aproximadamente 80 servidores, call center próprio, com moderna tecnologia, e sistemas totalmente integrados. Além disso, a Companhia oferece acesso via web, onde o cliente pode fazer reservas e pode consultar todo o histórico de relacionamento com a Companhia. Os sites da Companhia recebem mais de 5,0 milhões de visitas/ano e 39,5% das reservas da Localiza em 2008 foram feitas via internet e GDS. A Companhia adota o sistema de gerenciamento de preços conhecido como yield management para aumento de competitividade e melhoria de rentabilidade. Esse sistema permite o gerenciamento das tarifas de aluguel cobradas pela Companhia em função da demanda analisada em termos de volume, data, geografia e concorrência.

Pessoas e sistemas de remuneração. A Companhia trabalha a gestão de pessoas, focando a valorização da iniciativa do indivíduo e a recompensa pelos melhores desempenhos. Detentora de um quadro de administradores dotado de ampla experiência nos segmentos em que atua e baixo turnover no corpo gerencial, a Companhia acredita ter uma equipe motivada como resultado da adoção de boas práticas na administração de sua política de recursos humanos, tais como: sistema de remuneração fixa e variável, participação nos resultados e plano de opção de compra de ações. O plano abrange o corpo gerencial que participa do poder decisório que trás reflexos na geração de valor para empresa.

Geração de caixa e solidez financeira. A consistente geração de caixa operacional, aliada a uma política conservadora de administração de caixa e transparência nas demonstrações financeiras, proporciona à Companhia solidez financeira que resultou na atribuição do grau de investimento pela Moody’s e Fitch, possibilitando a captação de recursos com menores “spreads” e a longo prazo.

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