A Localiza tem como visão, ser uma empresa admirada. Essa admiração envolve todos os stakeholders: clientes, acionistas, funcionários, fornecedores, sociedades e comunidades onde a empresa estáinserida, etc. Para tanto, a Localiza atua de forma ativa em busca da sustentabilidade econômica e financeira para perenizar seu negócio e adicionar valor aos seus investidores, levando em consideração o tripé ESG (meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa).Para selar o seu compromisso com a sustentabilidade, a Localiza tornou-se signatária do Pacto global da ONU em 2016 e está trabalhando no seu COP (“Comunicação de Progresso”).

Abaixo está uma descrição das principais ações da empresa para cada uma destas áreas:

A Localiza adota os mais elevados padrões de governança, que agregam valor e garantem equidade, conformidade, prestação de contas e transparência a todos acionistas e o mercado em geral. Possui um Conselho de Administração atuante e profissional com os 4 fundadores e 4 membros independentes, todos qualificados e com capacitação diversificada. Saiba mais sobre a Governança Corporativa da empresa clicando aqui.

 

A Localiza conta ainda com um livro de valores e código de ética (que pode ser acessado clicando aqui), e com comitês de (i) ética, (ii) auditoria, gestão de riscos e compliance  e de (iii) divulgação de informações ao mercado.

Em sua estrutura de gerenciamento de riscos, a Companhia conta com um canal de denúncias no qual seus colaboradores, franqueados, clientes, fornecedores, investidores e pessoas que de alguma forma se relacionam com a empresa, podem denunciar situações e condutas antiéticas e/ou ilegais ocorridas na Plataforma Localiza. Visando um maior nível de confidencialidade e imparcialidade, o canal de denúncias é operado por uma empresa externa especializada e permite o registro de relatos de forma anônima. O canal de denúncias é disponibilizado em regime 24x7x365 e pode ser acessado através dos seguintes meios: (i) website na internet; (ii) telefone; e (iii) e-mail. 
 
Saiba mais sobre o Canal de Denúncias da empresa clicando  aqui.
 
A Companhia, ciente de sua responsabilidade social no combate à corrupção, possui um Programa de Compliance aplicável a toda a sua equipe e rede de fornecedores – sobretudo aqueles que representem a Companhia ou atuem em seu nome perante órgãos públicos.
 
O Programa de Compliance da Localiza é um conjunto de procedimentos e orientações essenciais na manutenção de uma conduta ética e transparente em todas as relações profissionais da Companhia, com o objetivo de prevenir e combater atos de corrupção e atos contra a administração pública. No âmbito do seu Programa de Compliance a Localiza aderiu, em abril de 2016, ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, iniciativa do Instituto Ethos que tem como objetivo promover um mercado mais íntegro e ético.
 
Saiba mais sobre o Programa de Compliance da empresa clicando aqui.
 
 
A Localiza Gestão de Frotas possui o selo prata de Responsabilidade Ambiental Ecovadis, que analisa a empresa nos âmbitos social, ambiental, ético e de cadeia de suprimentos.
 
Eficiência da frota
 
A frota da Localiza Aluguel de Carros e Gestão de Frotas é bastante eficiente e nova. Na Localiza Aluguel de Carros, a idade média da frota operacional é próxima a 7 meses, enquanto os carros da Localiza Gestão de Frotas possuem aproximadamente 19 meses de idade em média. A manutenção dos carros é feita regularmente, de acordo com a indicação do fabricante. 
 
A frota do grupo Localiza possui consumo eficiente de combustíveis, sendo que aproximadamente ¾ dos carros têm seus consumos classificados como A ou B (mais eficientes e menos poluentes), segundo o Inmetro (Para acessar a fonte cliquei aqui).
 
A Localiza ainda possui carros híbridos para serem alugados. Clientes que desejarem, podem alugar um Fusion Titanium Hybrid 2.0 nas principais cidades do país. Este carro funciona com o motor a gasolina e eletricidade e possibilita uma redução significativa das emissões de um automóvel movido à gasolina, enquanto supera as deficiências de um carro elétrico.
 
Utilização do Etanol
 
Os carros adquiridos para a Localiza Aluguel de Carros e Gestão de Frotas são bicombustíveis sempre que disponíveis neste modelo, permitindo o abastecimento com o uso de etanol. Além de menos poluente que a gasolina, o etanol é proveniente de uma fonte de recursos renováveis. Os veículos da Divisão de Aluguel de Carros são abastecidos pela empresa (primeiro abastecimento e em situações em que o carro é devolvido com o tanque incompleto) com etanol. O cliente do aluguel de carros normalmente tem o hábito de abastecer o carro com etanol antes da devolução deste, incentivado pelo fato de que encher um tanque de etanol ser mais barato que de gasolina.
 
Segundo estudo da Unicamp, no ciclo completo de produção, distribuição e consumo de etanol, a emissão de CO2 do etanol é 89% menor que da gasolina (Para acessar a fonte cliquei aqui)  .
 
Lavagem dos veículos
 
A Localiza utiliza um sistema de lavagem a seco dos seus carros. Enquanto uma lavagem normal consume cerca de 83 litros de água por veículo, o sistema de lavagem a seco da Localiza utiliza cerca de 100ml de água por carro e o produto utilizado é biodegradável. Além da redução do consumo de água, o sistema de lavagem a seco também gera uma redução no consumo energético e menos resíduos para o esgoto, diminuindo o impacto ao meio ambiente. 
Caso os carros estejam muito sujos, a lavagem com água é inevitável, caso contrário, os carros são lavados no sistema a seco. 
 
Iniciativas sustentáveis corporativas
 
Campanha de impressão consciente
 
Para reduzir o desperdício de papel e contribuir com a preservação do meio ambiente, a Localiza promove, periodicamente, campanhas de conscientização de impressões com dicas de economia de papel e conscientização sobre o uso de alternativas como pendrive, impressão nos dois lados do papel e reuso de folhas. 
 
Localiza Gestão de Frotas 
 
Plano de Gestão Ambiental 
 
A Localiza Gestão de Frotas possui um plano de gestão ambiental (PGA) que visa adequar e sistematizar os aspectos ambientais da sua operação, além de atender os padrões de sustentabilidade dos clientes multinacionais. O PGA faz parte do compromisso da empresa em atuar com responsabilidade socioambiental corporativa, considerando aspectos relativos à conformidade legal e institucional e o seu aperfeiçoamento contínuo. 
 
Além das demandas legais, a Localiza Gestão de Frotas possui uma política ambiental ativa e auditada para conservação de energia, água e gestão e reciclagem de resíduos, bem como campanhas internas instrutivas de sustentabilidade. Neste sentido, a empresa estabeleceu metas e indicadores e é auditada por empresa independente. Os resultados são divulgados por meio do seu site e a auditoria aponta elevados percentuais de êxito. 
 
Reciclagem
 
A Localiza Gestão de Frotas possui um processo implementado para reciclagem de papéis e resíduos de papelão, tonners e cartuchos de tintas. Todos os equipamentos de TI são sucateados e reciclados. O link com o detalhamento do trabalho é https://frotas.localiza.com/brasil-site/pt-br/a-empresa/Documents/PGA-2014.pdf
 
Curso de direção sustentável
 
A Localiza Gestão de Frotas criou um treinamento online sobre direção sustentável, ou eco-condução. Tal treinamento é disponibilizado aos clientes e ensina aos motoristas como utilizar seu carro de forma a reduzir os impactos ambientais da utilização veículo. Tais medidas seriam: a redução de acidentes, a redução de emissão de gases poluidores, renovação e manutenção da frota, entre outros.
 
Análise da pegada de carbono dos clientes
 
A Localiza Gestão de Frotas realiza uma análise da emissão de carbono da frota atual dos seus clientes e potenciais clientes. Com esta informação, a Companhia pode oferecer ao cliente: (i) alternativas de frotas mais eficientes em termos ambientais e (ii) estimativa de custo para neutralizar as emissões de carbono, via utilização de etanol e plantio de árvores.
 
Localiza Aluguel de Carros – Agências
 
As agências de aluguel de carros são medidas com relação ao consumo de água e energia. Para estimular a redução, algumas ações são tomadas ao longo do ano, tais como:
 
Concurso “Consumo Consciente”, onde as agências são incentivadas a tomar atitudes para utilizar os recursos de água e energia de forma inteligente. As agências que melhor reduzirem seus consumo/custos são reconhecidas e premiadas.
Informativos regulares com dicas de redução do consumo de água e energia que são enviados para as filiais. 
Redução do consumo de água e energia por meio de acompanhamento mensal de resultados de custos fixos, com foco na economia e redução dos custos.
Divulgação de cases de sucesso para as filiais. 
 
As agências da Localiza de maior porte, que fazem as revisões dos veículos internamente, estão adaptadas para fazer o recolhimento dos resíduos em parceria com empresas certificadas, além da capacitação da equipe no manuseio dos materiais. Tais resíduos incluem óleo queimado, filtro de óleo e filtro de combustível. 
A empresa também estruturou um programa para aumentar a participação dos fornecedores de pneus que garantam a correta desmobilização dos mesmos.
 
Localiza Seminovos - Lojas
 
A Localiza Seminovos realiza campanhas de redução do consumo energético nas lojas de venda de carros. Após a divulgação da campanha, juntamente com dicas de como reduzir o consumo, as lojas são divididas por tamanho e um ranking foi feito para acompanhar a evolução de cada uma das lojas. Ainda é feita uma análise de lâmpadas e reatores que são utilizados nas lojas e aqueles menos eficientes são substituídos. Na sua primeira edição, este trabalho gerou uma redução média de 20% do consumo energético nas lojas da Seminovos já no primeiro trimestre em que foi implantado.
 
Nova sede
 
A nova sede da Localiza está em construção e o projeto prevê diversas iniciativas sustentáveis que otimizarão a utilização de recursos hídricos e energéticos. Dentre as iniciativas verdes do edifício as principais são:
 
No período de obras
 
- Utilização de material durável 
- Coleta seletiva de entulhos da obra
- Uso de mão de obra local
 
No edifício construído
 
- Utilização de elevadores inteligentes
- Sistema de automação predial
- Iluminação eficiente (tanto nas luzes a serem utilizadas quanto na concepção do prédio que otimiza a utilização de luz natural) e ar condicionado inteligente
 - Redução de superfície pavimentada e jardim sobre a laje do estacionamento
- Piso de bloco intertravado, que permite o retorno da água ao lençol freático
- Sistema de ar condicionado central e isolado acusticamente
- Tratamento acústico para áreas com maior ruído (ex. call center)
- Reaproveitamento de água da chuva
- Reaproveitamento de água cinza (utilizada em pias)
- Estação de tratamento de água para tratamento de águas cinzas
- Dispositivos de redução do consumo de água (válvulas de descarga com sistema duplo)
- Torneiras acionadas automaticamente – sensores ou toque
- Áreas permeáveis 10% maiores que exigência legal
- Plantio de árvores nativas 
- Preservação de espécie de relevância ambiental
- Irrigação inteligente e automatizada das plantas
- Rua interna para aliviar o trafego na via pública
 
O novo edifício visa atender às necessidades da Localiza, de uma forma que promova o conforto ambiental, bem como a otimização do consumo de água e energia.
 
Racionalização de água e energia na Matriz atual
 
Na sede atual da Empresa, em Belo Horizonte/MG, todas as torneiras tem temporizador e as lâmpadas foram substituídas por modelos econômicos. Também são feitas campanhas recorrentes sobre o uso racional destes dois recursos.
 

 

Modelo de negócio
 

Visando manter a qualidade dos veículos alugados para os clientes, a Localiza atua com as marcas de veículos mais vendidos no Brasil, garantindo assim uma ampla rede de fornecedores para manutenção dos veículos onde quer que o cliente esteja. 
 
Os fornecedores de manutenção da Companhia passam por uma rigorosa seleção e acompanhamento, onde são avaliados quesitos técnicos, de qualidade, estrutura física, satisfação do cliente, entre outros aspectos. A prestação dos seus serviços e produtos é avaliada regularmente pela Localiza, bem como pelos clientes. Os fornecedores são ranqueados de acordo com a qualidade dos serviços prestados e podem passar a receber mais serviços, se forem bem avaliados, ou serem descadastrados caso não estejam atendendo aos padrões de qualidade da Companhia.
 
A Localiza atua no segmento premium e, portanto, preza pela qualidade não apenas dos veículos que os clientes estão alugando, mas na qualidade de serviço prestado. A Localiza, tanto na Divisão de Aluguel de Carros quanto na Divisão de Gestão de Frotas, conta com atendimento 24 horas aos clientes para mitigar quaisquer incidentes que possam acontecer antes, durante ou após a locação. Se o carro apresentar qualquer problema ou falha, os clientes podem ligar imediatamente para a empresa, que buscará a melhor forma de resolver a situação, mitigando qualquer risco que o cliente possa ter pelo uso do carro. Com isso, a empresa apresenta elevados índices de satisfação dos clientes medidos pelo NPS com 80,7% para a Divisão de Aluguel de Carros.
 
Segurança também é um item relevante na concepção da Companhia: a Localiza Gestão de Frotas possui um treinamento online que é disponibilizado a clientes sobre direção defensiva, buscando aumentar a segurança dos clientes durante a direção. Desde o lançamento do curso, em 2013, mais de 600 pessoas passaram pelo treinamento.
 
Mediante solicitação do cliente, a Localiza Gestão de Frotas ainda oferece carros adaptados para clientes com algum tipo de deficiência motora.
 



Práticas de Recursos Humanos

A Localiza sempre se dedicou às práticas sustentáveis de Recursos Humanos, buscando o respeito e o bem estar dos seus funcionários. A empresa possui relevantes níveis de diversidade em seu quadro de líderes, investe no treinamento de todo o seu quadro de colaboradores e foi uma das primeiras do Brasil a ter um programa estruturado de participação nos lucros em 1990, antes mesmo da regulação legal desta prática. 
 
A empresa possui ainda políticas sobre:
 
- saúde e segurança de funcionários com treinamento para funcionários,
- condições de trabalho,
 - fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual,
- relação estruturada com representantes dos funcionários,
- investimento em treinamento, desenvolvimento e carreira dos funcionários,
- SESMT (Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho)
- CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)
- PPRA (Programa de prevenção de Riscos Ambientais)
- PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)
- compromisso para a não utilização de mão de obra infantil ou escrava em suas operações ou de seus fornecedores e 
- direitos humanos de todos que estão envolvidos nos seus negócios,
Além de terem assegurados os direitos trabalhistas previstos na lei.
 



Balanço Social

Com o intuito de contribuir para que a Companhia atraia e retenha equipe, são realizados periodicamente estudos salariais. O objetivo é avaliar a competitividade da remuneração em função do mercado e modernizar, periodicamente, as políticas que envolvem essa questão.

As promoções, o aproveitamento interno de colaboradores e o desenvolvimento profissional são valores da Localiza.

 
2016
Base de cálculo dos indicadores sociais - R$ mil      
Receita líquida (RL)     4.439.273
Lucro antes do IR e CS (LAIR)     527.628
Folha de pagamento bruta (FPB)     448.638
       
Indicadores Sociais Internos Valor
R$/mil
% sobre
FPB
% sobre
RL
Alimentação 30.083 7% 1%
Encargos sociais compulsórios 95.254 21% 2%
Saúde 29.627 7% 1%
Capacitação e desenvolvimento profissional 993 0% 0%
Creches ou auxílio-creche 285 0% 0%
Participação nos lucros ou resultados 66.517 15% 1%
Outros 6.707 1% 0%
Total - Indicadores sociais internos 229.466 51% 5%
 
Indicadores Sociais Externos Valorl
R$/mi
% sobre
RO
% sobre
RL
Educação          306 0% 0%
Cultura       1.199 0% 0%
Outros          305 0% 0%
Total das contribuições para a sociedade 1.810 1% 0%
 
Tributos (excluídos encargos sociais)   282.298 54% 6%
Total - Indicadores sociais externos   284.108 54% 6%
 
Indicadores do corpo funcional         
Número de empregados(as) ao final do período     6.324
Número de admissões durante o período     1.454
Número de empregados(as) terceirizados(as)     132
Número de estagiários(as)     20
Número de empregados(as) acima de 45 anos     712
Número de mulheres que trabalham na empresa     2.774
Percentual de cargos de chefia ocupados por mulheres     49,34%
Número de portadores(as) de deficiência ou necessidades especiais     281

 


Oasis Bananal

 
A Nova Sede da Localiza está próxima da Comunidade do Bananal e, para a construção de uma boa e duradoura relação com a vizinhança, com o foco no desenvolvimento dessa comunidade, a Localiza realizou o Projeto Oasis Bananal. O projeto foi feito em parceria com a Bridge Consultoria, Associação Nossa Cidade e o Oasis Belo Horizonte. Antes de fazer acontecer, os voluntários do Oasis Bananal construíram relações de afeto com as pessoas que moram na comunidade para identificar seus sonhos de transformação. Os moradores definiram os caminhos a serem seguidos, colocando os seus talentos para fazer acontecer. O ponto alto do Oasis Bananal foi a fase do “Milagre”, onde os sonhos da comunidade foram transformados em realidade. Durante dois dias de mutirão foram construídos: uma área de lazer para as crianças; pintura dos becos; jardins; iluminação e uma varanda urbana, chamada de “parklet” para encontros da comunidade.
 

Programas voltados ao colaborador

Bem-vindo à Localiza
 
Este programa é realizado por todo novo colaborador da Companhia e tem como objetivo apresentá-los nossa cultura, valores, missão e a plataforma de negócios. A integração tem a carga horária total de 14 horas, dividido em dois dias e conta com a presença de palestrantes da diretoria de Recursos Humanos e representantes das áreas de negócios.
Colaboradores da Matriz participam deste curso presencialmente, enquanto colaboradores alocados nas agências e lojas fazem um treinamento online com todo o conteúdo.
 
Novo Líder Localiza
 
Este programa foi criado no final de 2014, especialmente para colaboradores promovidos a um cargo de liderança ou profissionais contratados para atuar como líder na Localiza. O Programa tem como premissa que o líder conheça bem o negócio da Companhia e se capacite para aplicar nossas práticas de gestão de pessoas, por meio de treinamentos, visitas técnicas e acompanhamento do RH.
 
Programa Qualificar
 
O Programa Qualificar tem abrangência para toda a equipe da Localiza, em uma série de treinamentos voltados para desenvolver as competências técnicas e comportamentais. Os cursos da grade de treinamento foram definidos a partir da análise dos pontos de melhorias da avaliação de desempenho e dos valores e competências Localiza. Os colaboradores, juntamente com seus líderes, escolhem quais áreas precisam ser desenvolvidas e aprimoradas e então se inscrevem no programa. Os próprios colaboradores da Localiza são os tutores do programa, de forma que o tutor é uma referência no assunto para os outros colaboradores, criando assim reconhecimento dos tutores e acessibilidade a todos os colaboradores aos temas cruciais da empresa. 
 
Total de participantes em 2015: 1.453 
Total de participantes desde o lançamento do programa: 6.167 
 
Liderar
 
O Liderar tem como objetivo formar e desenvolver os líderes da Localiza em práticas de Gestão de Pessoas. O Programa foi dividido em 3 módulos, com carga horária total de 36 horas e ministrado por multiplicadores internos das diferentes áreas da diretoria de Recursos Humanos.  
 
Total de líderes treinados: 150 líderes
 

Programa de inclusão

A Localiza possui um programa de inclusão de pessoas com deficiência que promove a inclusão e o incentivo à diversidade. Já são mais de 100 funcionários, dentre administrativos e aprendizes atuando nas agências de aluguel de carros e na matriz. A expectativa é que este número continue crescendo.
 
Nosso objetivo é contribuir para a capacitação de pessoas com deficiência, proporcionando conhecimento e desenvolvimento em rotinas administrativas, postura profissional, visando torná-los aptos a exercer outros cargos dentro da empresa.
O quadro de pessoal da Localiza conta com pessoas com deficiências diversas (físicas, auditivas, visuais, mentais, reabilitados, múltiplas deficiências, dentre outros).
 
Para recebê-los, foi feito um trabalho com as equipes da matriz e filiais, visando a adaptação mais fácil para todos. Além do RH, as lideranças foram envolvidas e apoiaram integralmente o projeto, assim como as equipes que receberam estes colaboradores. O serviço de assistência social da Localiza também realiza um acompanhamento individualizado com estas pessoas a fim de promover sua inclusão e retenção na Companhia. Foram apresentadas palestras motivacionais e técnicas sobre a inclusão, e ministradas palestras e treinamentos especiais para as equipes que receberam pessoas com Síndrome de Down e deficiência auditiva. 
 
O resultado deste trabalho foi de inclusão, quebra de paradigmas em relação à capacidade dos deficientes, equipes motivadas, excelentes resultados para a empresa e um ambiente de trabalho ainda mais diversificado e humanizado.
 
 
Contratação de Imigrantes
 
 
A Localiza criou um programa para contratação de imigrantes. Atualmente, a companhia conta com colaboradores de diversas nacionalidades como Haiti, Benin, Angola, Nigéria e Senegal. A iniciativa partiu da visão da Empresa em oferecer oportunidades de trabalho a profissionais de diversos países que escolheram o Brasil para construir seu futuro e melhorar qualidade de vida.
 
Para realizar essas contratações, foram feitas parcerias com casas de apoio ao imigrante e instituições para divulgação das oportunidades e captação dos candidatos interessados. Antes de iniciar o recrutamento, a área de Seleção de Pessoas precisou reunir informações, entender os trâmites burocráticos, identificar os documentos necessários e validar junto aos órgãos competentes para garantir o cumprimento da legislação trabalhista e o correto registro do colaborador imigrante na Empresa. A seleção dos imigrantes analisou o perfil dos profissionais e sua aderência ao cargo, visando trazer pessoas que apresentavam os requisitos e as competências necessárias e, também, que se aproximassem do nosso DNA, com diferença na atitude, alegria e talento.
 


Serviço Social

O Serviço Social atua nas relações sociais e apoia os colaboradores, cônjuges e filhos em casos de problemas sociais, identificando recursos destinados a  melhoria  da condição de vida no que se refere a saúde,  proteção social e qualidade de vida.
 
O Serviço Social na Localiza reflete a demonstração de cuidado por parte da Companhia com seus colaboradores e familiares em momentos de dificuldades, conflitos e crises. 
 
As ações do Serviço Social são orientadas pelos  valores e princípios da Companhia, pautados  no respeito, comportamento ético e atenção  às pessoas.
 
Atua em três principais frentes:
 
Preventiva: desenvolver e implantar programas  e ações sociais, contribuindo para a melhoria do Clima Organizacional e inclusão dos colaboradores PCD’s (Pessoas com deficiência). 
 
Corretiva: atender e acompanhar casos sociais relativos a cuidados com a saúde, uso de álcool, drogas, afastamentos do trabalho, readaptação profissional, relacionamento familiares e conjugais, problemas financeiros, entre outros, para melhoria da Qualidade de Vida.
 
Emergencial: dar suporte nas situações de risco social nos casos de acidentes, óbitos, catástrofes e incêndios, contribuindo para o resgate do equilíbrio emocional.
 


Programa Viva Melhor

Criado em 2005, este programa é interno e trata de assuntos variados que tenham relação com a saúde, conscientização e bem-estar do colaborador. Abaixo, algumas ações:
 
Campanha de segurança no trânsito
 
Anualmente, durante todo o mês maio, a Localiza engaja colaboradores e clientes com uma campanha de conscientização para um trânsito mais seguro em apoio ao movimento internacional Maio Amarelo.  Com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, o objetivo do movimento é ser uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, visando efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento.
 
- Novembro Azul 
 
A iniciativa se espalhou por vários países como forma de chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção do câncer de próstata. A Localiza aderiu ao movimento e realiza, anualmente, uma campanha de conscientização sobre o tema para os colaboradores da Matriz e filiais. Durante o mês de novembro, eles recebem diversos conteúdos relacionados à prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. 
 
- Outubro Rosa
 
O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. Por meio de uma parceria com o Instituto Mário Penna, os colaboradores da Companhia recebem, ao longo deste mês, diversos conteúdos relacionados a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. 
 
- Programa de apoio a gestantes
 
A Localiza criou um programa para oferecer uma atenção pré-natal adequada para colaboradoras e dependentes, com o acompanhamento de uma equipe multiprofissional (médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, etc) com o foco na saúde e bem-estar da gestante e do bebê. Com este programa, a empresa espera minimizar possíveis complicações no pré-natal e pós-parto.
 
Haverá um encontro semestral para orientar as gestantes sobre assuntos relacionados a gravidez, além de acompanhamento, por empresa parceira, para cada fase da gestação. Além disso, as futuras mamães poderão contar com acompanhamento para assuntos relacionados a: (i) consultas médicas e exames que devem ser realizados a cada mês; (ii) orientação sobre o calendário de vacinas; (iii) alimentação adequada para gestante; (iv) preparação para o parto; (v) aleitamento materno; e (vi) cuidados iniciais com o bebê (durante os 3 primeiros meses), dentre outros.
 
A gestante ainda contará com atendimento 24 horas para esclarecer dúvidas ou receber orientações da equipe especializada. 
 
 
- Campanha de doação de sangue e medula óssea
 
Em parceria com o Hemominas, a Localiza realiza coletas de sangue na Matriz da Companhia, além do cadastro de doadores no REDOME – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Para as filiais são realizadas campanhas de conscientização com a indicação dos critérios para doação e indicação de hemocentros mais próximos.
 
- Grupos de caminhada
 
Com o suporte de assessorias esportivas, a Localiza organiza, periodicamente, caminhadas com grupos de colaboradores. O intuito é incentivar a prática de atividades físicas e o combate ao sedentarismo.
 
- Programa Comer Bem é Tudo de Bom 
 
Com o apoio da Alelo, a Localiza divulga semanalmente dicas e orientações sobre alimentação e atividades físicas.
 
- Palestras educativas
 
Anualmente, a Localiza prepara um cronograma para desdobrar assuntos variados com o intuito de conscientizar sua equipe. Já foram tratados os seguintes temas: orientações financeiras, saúde bucal, doenças respiratórias, doenças cardíacas, cuidados com os olhos, entre outros.
 


Fornecedores

Nossos contratos com os fornecedores requerem que eles cumpram com regras referentes à responsabilidade ambiental e leis trabalhistas.


Incentivo à cultura e esportes

A Localiza patrocina e apoia programas culturais, esportivos e sociais, estimulando a cidadania e o empreendedorismo no Brasil, temas que tem aderência ao seu pensamento empresarial.  São eles:
 
  • Inhotim: A Localiza é patrocinadora do Instituto Inhotim pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. A empresa ainda incentiva turistas a visitarem o instituto. 
  • Sinal Verde para a Cultura: projeto que prevê o apoio à cultura em todo o Brasil e que, há mais de vinte anos, utiliza recursos próprios ou oriundos do imposto de renda, conforme definido pela Lei Rouanet. Este programa busca incentivar os projetos que divulgam as belezas do Brasil em qualquer expressão cultural: artes, dança, música, fotografia, cinema, etc. Pelo programa, também são apoiados centenas de espetáculos teatrais e shows musicais em turnê pelo país.
  • Lei de incentivo ao esporte: uma parcela do imposto de renda é destinada à Lei em benefício de projetos desportivos, incentivando o lazer, o esporte e a juventude. Em agosto de 2014, a Localiza foi reconhecida como apoiadora ao esporte nacional, sendo uma das homenageadas do Prêmio Empresário Amigo do Esporte, realizado pelo Ministério do Esporte. Tênis amador, caminhadas e corridas, enduros eqüestres e formação de atletas de base foram alguns dos projetos apoiados pela Localiza.
 
Incentivo ao empreendedorismo
 
  • Junior Achievement: projeto educacional que tem como principal objetivo levar o empreendedorismo às escolas públicas. A Companhia é uma das mantenedoras da Junior Achievement, cujo presidente do Conselho Consultivo de Minas Gerais é Eugênio Mattar, CEO da Localiza.
 
Incentivo ao ideário democrático e à cidadania
 
  • LIDE: debate o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa no setor público e privado. O LIDE é formado por líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais, que promove a integração entre empresas, organizações e entidades privadas, por meio de programas de debates, fóruns e iniciativas de apoio à sustentabilidade, educação e responsabilidade social. O LIDE reúne lideranças que acreditam no fortalecimento da livre iniciativa no Brasil e no mundo. 
Incentivo a projetos sociais 
 
  • Instituto Minas pela Paz: projeto que tem por objetivos a promoção da justiça social, da paz, da cultura, da cidadania e dos direitos humanos, por meio da realização de ações de prevenção à violência e à criminalidade, bem como da implantação e incentivo a projetos culturais e sociais que visem estes objetivos.
  • Instituições apoiadas por meio do Fundo Social da Criança e Adolescente, Lei do Idoso, Pronon e Pronas: destinações com recursos do imposto de renda são feitas pela Companhia para instituições previamente selecionadas que estejam habilitadas e que tenham bom histórico e elevada reputação. Instituições apoiadas: Associação Mineira de Reabilitação, Hospital Pequeno Príncipe, Hospital do Câncer de Barretos, APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Hospital Paulo de Tarso, ADAV - Associação para o Desenvolvimento e a Assistência de Talentos e Vocações  Instituto Mário Pena e Missão Ramacrisna.
  • Semente Verde: projeto social que prevê o apoio a instituições por meio de voluntariado. Nesse programa são arrecadados alimentos, artigos de higiene e material pedagógico que auxiliarão duas instituições previamente selecionadas. 
 



 

 

 

CADASTRE-SE NO MAILING

Localiza nas redes sociais
Localiza

Informações ao consumidor:

Localiza Rent a Car S/A - www.localiza.com - CNPJ nº 16.670.085/0001-55

Sede: Av. Bernardo de Vasconcelos, 377 Cachoeirinha, CEP: 31150-900 – Belo Horizonte – MG.

Telefone: 0800 979 2000 - E-mail: centraldereservas@localiza.com

Novo Mercado, Ibovespa, IBrX50, Itag, otcOx
RiWeb